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Alunos do Ensino Médio participam de Curso de Biotecnologia

Alunos do Ensino Médio participam  de Curso de Biotecnologia

Os avanços tecnológicos relacionados aos organismos vivos constituem uma das áreas mais promissoras deste novo século, a Biotecnologia.De fato, a Biotecnologia, área da Biologia com variedade muito grande de pesquisas, basicamente associa os conhecimentos da Biologia aos de outras disciplinas, como Química, Física, Estatística e Informática. Tem gerado novas descobertas dentro de grandes áreas, como Agronomia, Medicina e Farmácia, entre outras.
Como se deduz, o conhecimento da genética é essencial na área, já que muitos dos trabalhos recentes têm, como base, o DNA e seus processos. Conhecer como os organismos resolvem os problemas contribui para que os cientistas resolvam outras mazelas que possam acontecer com pessoas.
Esse contexto baseia o curso, oferecido aos alunos das segundas séries do Ensino Médio, cujo objetivo é mostrar essa nova ciência, suas aplicações e que cursos atuam na área. Foi ministrado pela professora Drª. Margarete de F. Costa, no período de abril a junho, totalizando 18 horas.
“Um exemplo bem conhecido é a produção de insulina. Como sabemos, uma pessoa com diabetes não produz insulina, ou tem sua produção debilitada. Para manter os níveis corretos de açúcar no sangue, elas precisam tomar injeções com o hormônio. Atualmente, a insulina é feita por meio de bactérias dotadas de mecanismo celular que produz a insulina humana, graças à técnicas da Biotecnologia!!!”, comentou a professora Dra. Margarete de F. Costa, que completou “este é um dos exemplos que nos mostram como a Biotecnologia é importante para o desenvolvimento da sociedade”.
“Para isso, tivemos uma aula no Colégio onde os alunos entraram em contato com esse conhecimento e cinco encontros na ESALQ e CENA — Centro de Energia Nuclear na Agricultura. Na ESALQ, foram visitados os laboratórios de Biotecnologia Animal, de Biotecnologia Vegetal, o CEBTEC (Centro de Biotecnologia), o CENA e duas vivências em um laboratório de aula da graduação em Agronomia. Além de palestras com especialistas nas diferentes áreas dentro da biotecnologia, os alunos extraíram DNA, montaram gel para a análise do DNA e, com todo esse conhecimento, entenderam mais sobre o DNA, a Engenharia Genética e suas aplicações”, explicou a professora.
Gabriela Drummond Coelho e Naam Oliveira Lopes de Lima pretendem cursar Medicina. Gabriela, triste pelo curso chegar ao fim, disse “achei muito bom o curso porque a gente teve um contato direto com a vida pós-colégio, na universidade, e tivemos a oportunidade de aprender, na prática, em laboratório, vários conteúdos que vimos em sala de aula. Fiquei chateada por ser o último dia do curso, pois foi uma experiência muito boa, didática, pois sai da rotina de sala de aula; tivemos contato com outras pessoas, professores e vimos coisas diferentes também. Foi importante, pois tudo que vimos na prática, aprendemos e memorizamos mais e, com certeza, ajudará no vestibular”.
“O curso é bem legal, deu para ter uma noção muito boa e entender bem essa área que envolve genética e biologia molecular e ver com que eu trabalharia se fosse para essa área de biológicas. Boa parte da matéria está relacionado com que vemos em sala de aula e o conteúdo explorado pode ajudar tanto nas provas do CLQ como na dos vestibulares”, diz Naam.
Os alunos, certamente, adquiriram, no Ensino Médio, um conhecimento exclusivo, com a possibilidade de realizar práticas próprias do ensino superior. Sem dúvida, uma grande oportunidade de aprendizado e apoio vocacional.

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