Notícias

Alunos aprendem e se divertem na Kidzânia

Alunos aprendem e se divertem na Kidzânia

Divertir-se e aprender trabalhando? Isso mesmo! Essa foi a experiência vivida pelos alunos do 5º ano, no dia 23 de junho, na Kidzânia, uma cidade em escala infantil, num espaço de mais de 8.500 m², montado no Shopping Eldorado em São Paulo. A intenção dos criadores foi unir a diversão ao aprendizado, propondo, às crianças, a vivência de diversas profissões e da administração financeira de seus recursos.
Ao entrar na Kidzânia, cada criança recebe uma quantidade de "kidzos", moeda que circula nessa cidade. Há diversas atividades a explorar, algumas pagas com os "kidzos", outras que envolvem o trabalho dos estudantes. Eles recebem, como salário, mais "kidzos". Entre as profissões que podem experimentar, algumas envolvem a produção de guloseimas, adquiridas também com a moeda fictícia. Durante o tempo em que a criança permanece nesse espaço, ela precisa saber administrar o seu dinheiro para conseguir vivenciar as atividades.
Thiago Bonetti Fantinato, do 5º B, gostou muito de conhecer a Kidzânia, conforme seu relato: "Saímos do cotidiano e me senti livre para escolher o que eu queria fazer. Foi bom experimentar algumas profissões, para ter ideia do que fazer no futuro. Lá, fui polícia investigativa, bombeiro, radialista e engenheiro. A de que mais gostei foi radialista. Administrar o dinheiro também foi legal e não foi difícil, pois não gastei muito e dei preferência às profissões em que eu recebia salário. Foi muito divertido”.
Helen Stella de Carvalho, do 5º A, disse que adorou a viagem. "Aprendemos bastantes coisas e ficamos independentes para escolher a atividade de que mais gostávamos. Lá, pudemos planejar o nosso futuro e ter uma noção do mercado de trabalho. Experimentei as profissões de médica (o que pretendo ser no futuro), policial, operária em fábrica de produtos, atriz de teatro e música. Na Escola de Música, da qual gostei muito, pudemos montar uma banda musical com os amigos e escolher os instrumentos. Acho que consegui controlar bem o meu dinheiro, pois acabei optando, também, por profissões em que eu ganhava”.
Essa rica experiência teve, como objetivo, envolver os alunos na educação financeira, no conhecimento e na

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp