Notícias

6º ano faz tour histórico por Piracicaba

6º ano faz  tour histórico  por Piracicaba

Conhecer mais sobre a história de nossa cidade, como se deu o povoamento de Piracicaba, e visitar alguns pontos turísticos foi o objetivo do tour que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental realizaram no final do mês de junho, acompanhados pela professora Ângela Costola, José Daniel Batista e Ísis Sansins Schweter.
Os alunos estiveram no Bairro Monte Alegre, marco da cultura canavieira, já que se formou a partir da colônia dos trabalhadores da usina ali localizada, na maioria, imigrantes. Lá, conheceram a Capela de Monte Alegre, local de maior exposição dos trabalhos do artista Alfredo Volpi. Na Casa do Povoador, receberam informações sobre como começou o povoamento da cidade, no século XVIII.
Conheceram também o Bairro de Santa Olímpia, formado em 1892, por famílias de imigrantes tiroleses, que trabalhavam na Fazenda Monte Alegre. Receberam informações sobre a história e as tradições mantidas até hoje, como dialeto, cultura, costumes. Obtiveram também informações sobre a importância da água doce para essa comunidade.
“Gostei bastante de conhecer Santa Olímpia e os costumes deles. Achei bem diferente, pois eles têm hábitos, roupas, danças típicas do país deles, mesmo estando aqui em Piracicaba. No Bairro Monte Alegre, gostei de ver a Igreja e da arte de Alfredo Volpi. Na Casa do Povoador, chamou-me a atenção o estilo da casa, suas janelas, construídas de forma bem diferente de hoje em dia”, disse Sophia Naum Dalla, do 6º C.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp